Geologia no contexto das obras civis
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A maior parte das funções de um engenheiro envolve, de alguma maneira, o planeta em que vivemos: a Terra. Seja na atividade de construção, seja na obtenção de materiais e combustíveis, seja na organização da distribuição de produtos e insumos. Cada uma destas atividades é afetada de maneira distinta tanto por características relativamente estáveis de nosso planeta - como sua composição e relevo - quanto por suas características dinâmicas - como abalos sísmicos, ventos etc. Assim, faz parte da formação fundamental do engenheiro conhecer o planeta que é substrato para grande parte de suas atividades, tanto em termos físicos e estáticos quanto dinâmicos. É nesse contexto que se situa a Geologia.

Cada uma destas atividades é afetada de maneira distinta tanto por características relativamente estáveis de nosso planeta - como sua composição e relevo - quanto por suas características dinâmicas - como abalos sísmicos, ventos etc. Assim, faz parte da formação fundamental do engenheiro conhecer o planeta que é substrato para grande parte de suas atividades, tanto em termos físicos e estáticos quanto dinâmicos. É nesse contexto que se situa a Geologia.

1. O QUE É GEOLOGIA

Geologia é a ciência que engloba todo o estudo da terra. A origem da palavra é grega:

- geo significa terra

- logos significa estudo/conhecimento

A geologia é dividida em duas grandes áreas específicas: a Geologia Física e a Geologia Histórica.

A Geologia Física estuda a composição da Terra em termos dos materiais que a compõem, isto é, os minerais e rochas, bem como os principais processos que operam em seu interior e superfície.

A Geologia Histórica estuda a origem da Terra e a sua evolução, isto é, as mudanças que nela ocorreram ao longo do tempo, como a formação dos oceanos e continentes, atmosfera e o surgimento da vida. 

A Geologia, como ciência, busca entender a história física de nosso planeta, a gênese dos materiais geológicos, bem como os fenômenos naturais acerca de longas Eras. A compreensão do meio físico é fundamental, já que no processo evolutivo da humanidade o desenvolvimento conjunto da infraestrutura é necessário.

 

Mas existe relação entre a Geologia e a Engenharia?

 


© 2010 Todos direitos reservados.