Metazoários
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Warning: getimagesize(pastas/18008/SEM IMAGEM) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/webquestfacil/www/introducao.php on line 20

O reino metazoa ou animalia como também é conhecido, possui mais de um milhão de espécies, sendo formado por organismos eucariontes, multicelulares e heterotróficos que passam através de um estágio de blástula no curso de seu desenvolvimento embrionário inicial. Esse reino inclui uma grande variedade de organismos que vai desde o mais simples como a esponja-do-mar, até o mais complexo como a baleia-azul, possuindo também vasta variedade em formas e tamanhos.  Além do mais, apresentam estruturas especializadas na locomoção, órgãos dos sentidos, presença de colágeno e sistema nervoso.

 

Pode-se dividir o reino metazoa em dois grandes grupos: os invertebrados que englobam os animais desprovidos de coluna vertebral; e os vertebrados que possuem coluna vertebral.

 

Os Metazoários são organismos diplóides nos quais  a meiose restringe-se à formação dos gametas haplóides. A condição diplóide é restaurada no zigoto com a fertilização. O zigoto é uma célula polarizada com o eixo polar correndo entre os hemisférios animal e vegetal. Os primeiros dois planos de divisão do zigoto são tipicamente paralelos ao eixo polar, e o zigoto inteiro cliva-se em duas e quatro células-filhas ou blastômeros, assim os ovos contêm quantidades variadas de gema distribuídas em diferentes formas. 

A teoria colonial sustenta que o metazoário ancestral provavelmente surgiu de um flagelo colonial, oco e esférico. A maioria dos zoológicos possuem um ancestral comum a partir  de alguns organismos unicelulares. A teoria na qual os metazoa derivam de uma colônia flagelada, e a hipótese clássica e ainda mais largamente sustentada entre os zoológicos  contemporâneos. Pois bem, a teoria colonial sustenta que os flagelados são os ancestrais dos metazoários; os fatos são citados como evidências na sustentação de tal ancestral. Os espermatozóides flagelados ocorrem por toda metazoa.

 

 

 

 


© 2010 Todos direitos reservados.