Reino Metazoa
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

Olá a todos e todas!

Sejam bem-vindos a nossa atividade WEBQUEST "Reino Metazoa", vamos conversar um pouco sobre o que são os Metazoários e sua origem?

Reino Metazoa

O que são metazoários?

Os metazoários são animais heterotróficos, isso significa que eles não possuem a capacidade de produzir as substâncias ideais para o funcionamento adequado de seu organismo. São seres multicelulares e eucariontes, além disso apresentam em seu ciclo de vida, reprodução sexuada, ou seja, que envolve a união de gametas.Mas não significa que a reprodução assexuada não ocorra em grupos especifícos.

O reino metazoa conta com mais de um milhão de espécies dispostas em mais de 30 filos. Uma das características mais marcantes do reino é a capacidade de locomoção, apesar de existirem também representantes sésseis ( não se locomovem). No que diz respeito ao habitat, os animais também apresentam grande variabilidade, pois são encontrados em ambientes aquáticos e também terrestres. 

Costuma-se dividir o Reino Metazoa em dois grandes grupos principais: os vertebrados e os invertebrados.

Os metazoarios vertebrados compreendem uma ampla variedade de seres, podendo ser os anfíbios, os peixes, os répteis e os mamíferos. Uma das principais características desses animais é o fato de possuirem uma coluna vertebral segmentada , bem como um crânio que serve como uma proteção para o cérebro, que é parte integrante do sistema central.

Os invertebrados metazoários são os seres multicelulares que não possuem coluna vertebral. A quantidade de seres dessa classe é bastante ampla e compreendem animais como moluscos, anelideos , entre outros.

Qual a origem dos metazoários?

Supõe-se que os metazoários, teriam surgido de uam colõnia , cujos integrantes teriam se diferenciado entre células somáticas ( isto é corporsis, não reprodutivas) e células reprodutivas.

Descendentes de células procarióticas, que passaram  a desenvolver envaginações e invaginações da menbrana plasmáticas: Tornaram-se maiores e mais complexas; dobramentos de membrana.Origem de estruturas membranosas: organelas citoplasmáticas delimitadas por membrana - carioteca( membrana ou envelope nuclear). 

Vamos aprender mais?



© 2010 Todos direitos reservados.