Enriquecendo a Redação
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

Ler e escrever todos os dias fazem parte da receita para apresentar um bom vocabulário na Redação do Enem. Não repetir palavras, ter repertório, e construir frases com boa lógica é tudo o que precisa

A melhor forma de ampliar o seu vocabulário é por meio da leitura. Leia atentamente livros, jornais (impressos ou online) e revistas. Mas não leia de qualquer jeito. Sempre que se deparar com um termo desconhecido, consulte o dicionário.

Lembre-se de que os vocábulos servem para facilitar o entendimento do leitor e enriquecer o conteúdo do seu texto. Por isso, elas precisam aparecer dentro de um determinado contexto. Não adianta escrever novas palavras apenas para impressionar a banca. É preciso estabelecer uma relação de coerência entre os termos.

Mesmo não sendo um erro, a repetição de termos deixa o texto pobre e deselegante e ainda distancia o leitor. Com certeza, a percepção que a banca terá do seu texto não será tão positiva se você cometer muitas repetições.

Em vez disso, procure utilizar os termos com inteligência, mostrando ao leitor que você sabe o que está falando e que também dispõe de palavras adequadas para elaborar seus argumentos.

Uma dica útil na hora de utilizar todo o seu vocabulário é evitar palavras vagas. Tome cuidado também o uso de expressões que são comuns na linguagem falada, as chamadas oralidades. Os termos mais comumente usados são “tá”, “né, e “aí”. Essas expressões não funcionam na linguagem escrita.

 


© 2010 Todos direitos reservados.