Maracanã e seus 369 anos
 Introdução
 Tarefa
 Processo
 Avaliação
 Conclusão
 Créditos
 

A Sede do atual Município de Maracanã está situada à margem esquerda do rio do mesmo nome, na zona fisiográfica do Salgado.
Sabe-se que os seus fundamentos históricos foram lançados em 1653. Até então, somente existia ali, uma aldeia dos índios maracanã, missionada pelos jesuítas. Com a chegada nesse ano do Padre Antônio Vieira, da Companhia de Jesus, a aldeia progrediu, e, em 1700, adquiriu foros de Freguesia sob a inovação de São Miguel.
Entretanto, em 1755, o então Governador da Província do Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, cumprindo as determinações emanadas pela lei Pombalina, elevou Maracanã à catetoria de Vila, com o nome de Cintra. Na mesma ocasião, aquela ordem religiosa foi expulsa do domínio português.
Em 1833, Cintra foi elevada à categoria de município e dois anos depois obteve foros da cidade. Readquiriu, ainda, a sua primitiva denominação, em 1897.
O topônimo, de origem indígena, lembra o nome de um pássaro: marcanã propynhura maracana, Vieill = pequeno papagaio de voz berrante. Daí o nome maracá = chocalho e nã = nana.
FONTE; IBGE

Assim, em comemoração aos seus 369 anos no dia 28 de Maio de 2022, a cidade de Maracanã se encontra em festas e celebrações, com isso atente-se para atividade que será proposto.

 

Fonte de imagem: Município de Maracanã


© 2010 Todos direitos reservados.