Textos Técnicos e de Instrução
Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos

INTRODUÇÃO

O objetivo da língua é comunicar, seja pela fala ou escrita. Porém, já vimos que todo equalquer ato de comunicação tem uma finalidade. Logo, não seria diferente na produção de textostécnicos e de instrução. Garcia (1999, p. 386) traz em seu livro, Comunicação em Prosa Moderna,uma excelente definição feita pela autora Margaret Norgaard acerca do que é texto/redaçãotécnica.

Segundo ela, redação ténica é "qualquer espécie de linguagem escrita que trate de fatos ou assuntos técnicos ou científicos, e cujo estilo não deve ser diferente de outros tipos deão dos demais tipos de composição". Desaa forma, o que diferencia os textos técnicos e de instrução dos demais tipos de texto são os seus objetivos e finalidade.

A clareza, a concisão, a formalidade exigida no tratamento do receptor do texto, tambémdiferenciam os textos técnicos das demais produções. Imaginemos produzir um relatóriofinanceiro, uma procuração, uma mensagem eletrônica (e-mail) institucional sem nospreocuparmos com a especificidade do receptor, do assunto, do gênero etc. Assim, vamosconhecer alguns dos textos técnicos que você, futuro(a) técnico(a), certamente utilizará ao longode sua vida profissional.


© 2010 Todos direitos reservados.